Publicidade

ep agro

Saiba os benefícios da suplementação na agropecuária

O suplemento alimentar é uma alternativa para produtores manterem o gado, seja de corte ou leiteiro, mais saudável

| Da redação -

O suplemento alimentar é uma alternativa para produtores manterem o gado, seja de corte ou leiteiro, mais saudável. (Foto: Reprodução/Freepik)
Produtores de gado de corte ou leiteiro precisam sempre se preocupar em fornecer uma alimentação rica em nutrientes para os animais. Porém, muitas vezes a ração não é suficiente, então é necessário recorrer a alternativas como o suplemento alimentar.

É sempre importante ficar atento à saúde do gado, já que um adoecimento, ou enfraquecimento, mesmo com a alimentação balanceada, nunca é bom sinal. Se os bois e as vacas não estiverem saudáveis, a qualidade do leite e da carne produzidos diminui.

Além de ser uma forma de complementar a alimentação, o suplemento alimentar também oferece diversos benefícios para a saúde do animal. Confira alguns:

1. Melhora no sistema imunológico

Ao incluir o suplemento na alimentação dos animais, acabamos favorecendo o sistema imunológico do gado a se desenvolver melhor. Com isso, eles ficam mais seguros e com menor risco de desenvolver doenças.

Por isso, é importante investir em bons suplementos para enriquecer a alimentação do animal, mas sem deixar de lado a ração, que também é rica em nutrientes. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Abraleite pede ao governo medidas para frear crise do setor de lácteos 

BNDES libera mais R$5,1 bilhões para o Plano Safra 2023/24 




2. Melhora na produção

Com o animal saudável, ele irá produzir muito mais leite. No caso do gado de corte, a qualidade da carne também é melhorada. Em ambas situações, a produção do próprio pecuarista acaba sendo beneficiada.



EXEMPLOS DE SUPLEMENTOS

Um tipo de suplementação alimentar utilizada na agropecuária é a proteico energética. Para isso, diversos produtores costumam fazer misturas múltiplas dos chamados de alimentos concentrados, que são uma fonte suplementar. Confira alguns exemplos:

- Proteicos: farelo de soja, farelo de algodão, ureia, farelo de amendoim, cevada, glúten de milho;

- Energéticos: milho, polpa cítrica, sorgo, milheto, farelo de trigo e farelo de mandioca.
 

 

LEIA MAIS 

Qual é o significado de Setembro Amarelo?

Publicidade