Publicidade

ep agro

Veja 3 práticas para ter uma agricultura sustentável

A sustentabilidade se tornou uma preocupação importante para o agronegócio brasileiro, após a realização da COP-26

| Da redação -

A sustentabilidade se tornou uma preocupação importante para o agronegócio brasileiro, após a realização da COP-26. (Foto: Reprodução/Freepik)
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Desde 2021, a sustentabilidade se tornou um tema importante para o agronegócio do país, após a realização da COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

No evento, o Brasil assinou a declaração do Diálogo Fact (Forest, Agriculture and Commodity Trade), que define elementos para que a produção agropecuária cumpra metas do Acordo de Paris e atinja os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Entre as ações previstas, estão o apoio ao pequeno produtor para atender os padrões ambientais mais elevados; a implementação de sistemas de rastreabilidade e transparência que permitam certificar os produtos sustentáveis; e o comércio e desenvolvimento de mercado de commodities, apoiando empregos e garantindo a preservação dos ecossistemas.

Pensando nesses objetivos, confira algumas ações para ter uma agricultura mais sustentável:

1. Sistema de plantio direto

A prática de plantio direto permite o desenvolvimento de uma produção sustentável baseada na agricultura de conservação, que envolve a cobertura permanente do solo e sistemas de cultivo diversificados com mais de uma colheita por ano.

Ela consiste em uma técnica na qual a semente é colocada no solo não revolvido, a partir de uma pequena cova aberta com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato dela com o solo. Com o plantio direto, a semeadura tem uma necessidade reduzida de revolvimento da terra com máquinas, o que diminui a erosão do solo e propicia uma maior economia de água. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Exportações da Amazônia devem crescer, segundo Apex 

Governo registrou 30 novos defensivos agrícolas em julho
 


2. Irrigação por gotejamento

A irrigação por gotejamento é considerada uma das formas mais eficientes de fornecer água e nutrientes às plantas, já que entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo. Ela é feita a partir de tubos com aberturas, presentes na superfície do solo ou abaixo dele.

Baseada na baixa vazão e alta frequência, nessa técnica as gotas são aplicadas em intervalos pequenos. Ela ainda permite uma irrigação mais próxima da raiz, evitando que outras partes da planta sejam molhadas.
 


3. Uso de fertilizantes orgânicos

Outra prática que pode ajudar a ter uma agricultura mais sustentável é o uso de fertilizantes orgânicos em substituição dos químicos. Esse tipo de adubação pode ser feito a partir de restos de alimentos ou resíduos de suínos, bovinos e aves.

Os biofertilizantes são uma maneira mais acessível e barata de repor a matéria orgânica no solo, além de possibilitar o aumento na infiltração e a retenção de água.
 

 

LEIA MAIS 

"Vai na Fé": Refúgio Lumiar existe na vida real? Entenda

Publicidade