Publicidade

tudo agro

No Pé do Café: Conheça a importância do calcário para o cafezal

Além de nutrir o cafeeiro, o calcário auxilia na correção do solo, retirando sua acidez

| Da redação -

Além de nutrir o cafeeiro, o calcário auxilia na correção do solo, retirando sua acidez. (Foto: Reprodução/ Youtube)

O Brasil é de grande importância para o abastecimento de alimentos de boa parte do mundo. Afinal, nós produzimos o suficiente para alimentar dois bilhões de pessoas, o equivalente às populações da África e Europa juntas.

Um personagem que tem um papel de peso neste contexto é o calcário. A rocha vem contribuindo significativamente para a neutralização do solo do cerrado, o que resultou no aumento da produtividade no país.

Além de nutrir a planta, fornecendo cálcio e magnésio, o calcário também auxilia na correção do solo, retirando sua acidez. Isso faz com que a planta absorva outros nutrientes com mais facilidade, ajudando no seu desempenho. Por isso, de acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, uma fonte de cálcio de magnésio de boa qualidade é fundamental.

Assista o vídeo e fique por dentro da importância do calcário para o cafezal: 


 

VEJA TAMBÉM 

No Pé do Café: saiba qual é a melhor região para o plantio de café 

No Pé do Café: Saiba quais são os desafios dentro de um cafezal

O calcário é um rocha que precisa passar por um processo adequado de moagem para que possa chegar ao estado ideal para a sua aplicação na lavoura. Quanto mais magnésio tem a rocha, mais resistência ela oferece, o que faz com que o processo de moagem fique mais caro e demorado.

Contudo, comprar um calcário com valor inferior pode não ser uma solução satisfatória, devido ao baixo teor de magnésio que ele pode conter. Outro fator que merece atenção é o PRNT, um indicador que mostra quanto tempo o calcário leva para liberar os nutrientes no solo. Quanto menor o PRNT apresentado pelo calcário, mais ele demora para ser absorvido, se tornando menos eficaz. 

 

LEIA MAIS 

Governo prepara projeto para regulamentar redes sociais

*Sob supervisão de Marcos Andrade

Publicidade